A guerra pode terminar “dentro de um dia” se a Ucrânia preencher os requisitos da Rússia

Esta constatação foi proferida pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, e surge após o apelo do Presidente ucraniano aos líderes do G7 para que tudo façam no sentido de colocar um ponto final na guerra antes do final do ano, devido ao inverno rigoroso na Ucrânia.

A guerra pode terminar “dentro de um dia” se a Ucrânia preencher os requisitos da Rússia

A Rússia declarou, esta terça-feira, que só dará por terminada a sua ofensiva na Ucrânia, iniciada há mais de quatro meses, quando as autoridades e o exército ucranianos se renderem e aceitarem "todas as condições" russas.

"O lado ucraniano pode terminar [a guerra] dentro de um dia", considerou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

Para que tal aconteça, Peskov disse que basta as autoridades de Kiev ordenarem às "unidades nacionalistas" e aos soldados ucranianos que deponham as armas a baixar os braços e que também sejam implementadas "todas as condições estabelecidas pela Rússia".

Esta declaração de Peskov surge após o apelo do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, aos líderes do G7 para que tudo façam no sentido de colocar um ponto final na guerra antes do final do ano, devido ao inverno rigoroso na Ucrânia.

O grupo dos países mais industrializados (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e a União Europeia (UE) terminam hoje uma reunião em Elmau, no sul da Alemanha, que antecede a cimeira da NATO, em Madrid.

Note-se ainda que, segundo Peslov, não foi determinado qualquer prazo ou calendário do lado russo para pôr fim à guerra, que Mosovo denomina de "operação militar especial" na Ucrânia.

"Somos guiados pelas declarações do nosso presidente", apontou o porta-voz, ao assegurar mais uma vez que "a operação militar especial está a decorrer de acordo com o planeado".

{relacionados}