Família de José Eduardo dos Santos pede privacidade num momento em que quadro clínico é “crítico e delicado”

Os filhos do antigo chefe de Estado angolano assinaram um comunicado, no qual pediram, “neste momento tão difícil”, respeito pela sua privacidade. José Eduardo dos Santos sofreu de uma paragem cardiorrespiratória no dia 23 de junho e desde então está internado na unidade de cuidados intensivos, num unidade de saúde, em Barcelona. 

Família de José Eduardo dos Santos pede privacidade num momento em que quadro clínico é “crítico e delicado”

A família de José Eduardo dos Santos pediu, esta sexta-feira, respeito pela sua privacidade num momento em que o estado de saúde do antigo chefe do Estado angolano se mantém “crítico e delicado”.

Num comunicado em nome da família enviado à agência Lusa, são agradecidas “todas as mensagens de carinho, apoio e as orações que tem recebido”, no entanto, “solicita que, neste momento tão difícil, seja respeitada a sua privacidade".

Os filhos agradecem ainda "o reconhecimento, o alto grau de estima, o interesse expressado pela sua saúde e bem-estar, bem como a importância histórica que muitos angolanos e africanos reconhecem ao engenheiro José Eduardo dos Santos (ex-presidente da República de Angola)", mas admitem que este momento é sensível.

De acordo com a família, José Eduardo dos Santos “sofreu uma paragem cardiorrespiratória" no dia 23 de junho, em Barcelona, e,"após ter sido socorrido por uma equipa médica, foi encaminhado para um hospital naquela cidade, tendo sido internado na unidade de cuidados intensivos".

A equipa médica que "acompanha o engenheiro José Eduardo dos Santos continua a monitorizar o seu estado de saúde e as complicações neurológicas que resultaram da paragem cardiorrespiratória", tendo vindo "a realizar exames adicionais, sendo crítico e delicado o seu quadro clínico", explicam em comunicado.

A "família continua a acompanhar, em permanência, toda a evolução do estado de saúde do engenheiro José Eduardo dos Santos, juntamente com a equipa médica", sublinham.

Este comunicado surge um dia depois de o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, ter visitado a unidade de saúde, em Barcelona.