Reorganização da RTP concluída até final do ano

O presidente da RTP disse também que foi pedido às direções um corte de 5% do seu orçamento, tendo em conta o aumento dos custos.

O presidente do conselho de administração garantiu que o processo de reorganização, que visa tornar a empresa mais eficiente, deverá estar concluído até final de 2022.

Nicolau Santos, que assumiu a presidência da RTP há um ano, disse ainda à Lusa que a primeira questão que tiveram de resolver dizia respeito à área laboral: reenquadramento e contratações.

"Havia 70 reenquadramentos e cerca de 50 contratações que vinham de anos anteriores, do ano 2019, e que estavam por concretizar e, portanto, conseguimos que isso acontecesse até ao final do ano passado. Demorou mais do que pensávamos, mas de qualquer maneira conseguiu-se concretizar e penso que foi muito importante para, de algum modo, descrispar o ambiente laboral da RTP", salienta o gestor.

Depois, "demos início ao processo de reorganização da empresa", em que foi constituído o grupo Reset que abrange sete áreas: imagem, internacional, produção, planeamento, formação, contratação e simplex.

"São áreas onde há grupos de estruturas intermédias que estão a trabalhar, estão a chegar a conclusões e depois do final dessas conclusões iremos falar com as direções e combinar com elas" como é que as medidas – há de curto, médio e longo prazo – "podem ser aplicadas desde já com ganhos de eficiência e ganhos de produtividade", refere.

O presidente da RTP disse também que foi pedido às direções um corte de 5% do seu orçamento, tendo em conta o aumento dos custos.