UE quer Rússia excluída da cimeira do G20

O Presidente russo, Vladimir Putin, foi convidado pela Indonésia a estar presente na cimeira, assim como Volodymyr Zelensky, líder ucraniao. 

A União Europeia (UE) quer a Rússia fora da cimeira do G20, marcada para novembro, em Bali, na Indonésia, já que "ameaça a credebilidade" do grupo, considerou Nabila Massrali, a porta-voz para a Política Externa. 

"A participação da Rússia a alto nível pode constituir uma ameaça à credibilidade, eficácia e relevância do G20", disse a responsável, em conferência de imprensa, esta quinta-feira. "A terrível guerra contra a Ucrânia e as consequências da agressão da Rússia serão discutidas durante estas reuniões, mas não permitiremos que Moscovo utilize o G20 como plataforma para a sua propaganda."

Josep Borrell, o chefe da diplomacia da UE, já está em Bali e irá participar hoje e amanhã numa reunião de preparação para a cimeira, que junta a 19 economias mais poderosas do mundo e a UE. 

O Presidente russo, Vladimir Putin, foi convidado pela Indonésia a estar presente na cimeira, assim como Volodymyr Zelensky, líder ucraniano.