PR dará prioridade ao funeral de José Eduardo dos Santos se colidir com deslocação a Nova Iorque

O Presidente da República, em declarações aos jornalistas, afirmou que aguarda “a marcação de eventuais funerais de Estado” e reiterou que “em princípio” marcará presença, juntamente com o “ministro dos Negócios Estrangeiros”, nas cerimónias fúnebres de José Eduardo dos Santos, que morreu hoje aos 79 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta sexta-feira, que dará prioridade ao funeral do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, caso seja agendado nos dias em que está previsto deslocar-se a Nova Iorque.

O Presidente da República, em declarações aos jornalistas, afirmou que aguarda "a marcação de eventuais funerais de Estado” e reiterou que “em princípio” marcará presença, juntamente com o “ministro dos Negócios Estrangeiros", nas cerimónias fúnebres de José Eduardo dos Santos, que morreu hoje aos 79 anos.

A data, porém, é ainda "indeterminada”, já que “depende do luto nacional que é declarado, depende de vários fatores”, além de que ainda não está confirmado se será em Luanda."Não sei, neste momento não tenho a informação, fiquei de receber nos próximos dias mas aguardemos."

“A minha viagem prevista é: partia na segunda-feira [dia 11] para ir falar às Nações Unidas a convite sobre temas de desenvolvimento sustentável e um bocadinho apresentar as conclusões da Conferência dos Oceanos. Em princípio lá estaria e regressaria quarta-feira [dia 13], mas vamos imaginar que há sobreposição, darei preferência ao funeral”, disse o chefe de Estado, salientando que “não é provável” que isso aconteça.