Morreu Luís Amaro, presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta

Hospital de Almada salienta o percurso de um homem que “dedicou a sua vida aos cuidados de saúde da população dos concelhos de Almada e Seixal”. Funeral realiza-se esta segunda-feira.

Luís Amaro, presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, faleceu este domingo, aos 64 anos de idade. A informação foi avançada pelo hospital. "O Conselho de Administração do HGO manifesta publicamente o mais profundo pesar pelo prematuro falecimento do colega e amigo e endereça à sua família as mais sinceras e profundas condolências pela perda inestimável que sofreu", lê-se na nota publicada pela instituição. 
"Este é um momento de grande tristeza pelo desaparecimento de um homem que dedicou a sua vida aos cuidados de saúde da população dos concelhos de Almada e Seixal."
O Conselho de Administração do HGO realça ainda as "qualidades profissionais e humanas e a dedicação" que Luís Amaro demonstrou no cumprimento à missão e valores do Hospital.
Luís Amaro, nascido a 21 de junho de 1958, natural da Vila da Marmeleira, Rio Maior, "deixa um legado de uma enorme dimensão humana, um sentimento de missão inexcedível e de uma competência e dedicação ao Serviço Nacional de Saúde. Todos os que com ele tiveram o privilégio de privar no dia-a-dia ficarão marcados pela sua dimensão ética e humana e imensa disponibilidade na ajuda ao próximo."
As cerimónias fúnebres terão lugar esta segunda-feira, com missa pelas 10 horas na Igreja da Corredoura e cremação pelas 10h45 no Crematório da Quinta do Conde, em Sesimbra.
Também a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares expressou já as condolências pela morte do gestor hospitalar:  "Ao longo de mais de 40 anos de vida profissional, desenvolveu um notável trabalho, quer nos cuidados primários, como nos cuidados Hospitalares. Para além de Pós-graduado em Administração Hospitalar (1997), o Luís Amaro era ainda Licenciado em Enfermagem (1992), licenciado em Estatística e Gestão da informação (2003), Mestre em Economia e Política social (2008) e Doutorando em Sociologia económica e das organizações. De entre os muitos cargos que desempenhou destacam-se os de Director Executivo dos Aces Almada-Seixal e Seixal-Sesimbra, bem como o de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta EPE (que actualmente desempenhava). O Luís Amaro era reconhecido por todos os com que ele se cruzaram, quer pelas qualidades profissionais, como pelas suas qualidades humanas. Era um construtor de consensos e soluções, que muito contribuiu para o desenvolvimento do SNS", disse a associação em comunicado, enderençando condolências à família e amigos.