BdP. Rentabilidade das empresas aumentou para 7,3% no primeiro trimestre

Dados foram avançados pelo Banco de Portugal.

A rentabilidade das empresas aumentou para 7,3% nos primeiros três meses deste ano, revelou esta terça-feira o Banco de Portugal (BdP).

Uma análise por setor de atividade económica das empresas privadas mostra, diz o banco central, que a rendibilidade do ativo, medida pelo rácio entre os resultados antes de amortizações, depreciações, juros e impostos das empresas (EBITDA) e o total de ativo, registou um crescimento nas empresas dos setores das indústrias, construção, comércio, transportes e armazenagem, dos outros serviços e das sedes sociais e caiu no setor da eletricidade e da água.

O banco central liderado por Mário Centeno diz ainda que, por classe de dimensão das empresas privadas (exclui redes sociais), a rentabilidade das micro, pequenas e médias empresas aumento face ao período homólogo, de 5,3% para 7,2%, e nas grandes empresas de 8% para 8,9%.

Já a rentabilidade das empresas públicas foi negativa em -0,3% (-8,3% no trimestre homólogo e -3,1% no trimestre anterior).

Acrescenta ainda o BdP que a autonomia financeira das empresas, medida pelo peso do capital próprio no balanço, aumentou para 40,4% no primeiro trimestre deste ano, uma valor que é superior ao registado no primeiro trimestre de 2021 (39,9%).

E acrescenta que uma análise por setor de atividade mostra que a autonomia financeira das empresas privadas aumentou relativamente ao primeiro trimestre de 2021 em todos os setores de atividade com exceção do setor da eletricidade e água.

Por classe de dimensão das empresas privadas (exclui sedes sociais), a autonomia financeira aumentou em comparação com o período homólogo nas PME, de 39,2% para 40,2%, e decresceu nas grandes empresas, de 37,1% para 35,0%.

No mesmo período, a autonomia financeira das empresas públicas aumentou de 21,2% para 32,1%.