Quase todas as regiões de Portugal continental vão ficar sob aviso vermelho amanhã

Os distritos de Viana do Castelo e Faro são as exceções indicadas pelo IPMA. 

Quase todas as regiões de Portugal continental vão ficar sob aviso vermelho amanhã

Amanhã será o dia mais quente da semana em praticamente todos os distritos de Portugal continental. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso vermelho que vai estar em vigor nas vários regiões, com exceção de Viana do Castelo e Faro.

Desde esta terça-feira que os distritos de Braga, Santarém, Coimbra, Leiria, Santarém, Viseu, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso vermelho, que é levantado pelo IPMA quando se verificam valores extremamente elevados da temperatura máxima e de risco extremo.

Destes, apenas Viana do Castelo vai passar às 23h de hoje para aviso laranja – valores muitos elevados de calor. Já os distritos de Évora, Lisboa, Setúbal e Beja, que hoje estiveram sob aviso laranja, vão passar a vermelho amanhã de manhã, descendo durante a noite novamente para laranja.

Faro é o único distrito continental com aviso amarelo, uma vez que se encontram valores elevados da temperatura máxima, confirmou o IPMA.

Portugal está desde segunda-feira em situação de contingência devido às previsões meteorológicas que apontam para o risco elevado de incêndio rural.

Segundo as previsões do IPMA, o “tempo muito quente e muito seco em Portugal continental” vai permanecer até sexta-feira, às 23h59.

A situação de contingência, que corresponde ao segundo nível de resposta previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, é declarado quando se depara com uma situação iminente de acidente grave ou catástrofe, sendo necessário adotar medidas preventivas ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

A declaração da situação de contingência deverá terminar na sexta-feira, mas poderá ser prolongada caso seja necessário.

Hoje foram observadas temperaturas superiores a 40.º na maioria do território, sobretudo nas regiões norte e centro – onde estão a ocorrer os incêndios mais intensos -, situação que se irá repetir no dia na quarta-feira, mantendo-se ainda nas regiões do interior nos dias 14 e 15.

"Deste modo, prevê-se que os valores mais elevados de temperatura do ar possam ocorrer nos dias 13 ou 14 em alguns locais, em especial no Alentejo e Vale do Tejo, onde se poderão registar valores da ordem de 46°C, e no nordeste transmontano, com valores entre 40 e 44°C. Mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território, pelo menos até à noite dos dias 14 para 15", explicou o IPMA.

A intensidade do vento será fraca a moderada, indicou o IPMA, sendo que nas terras altas poderá ser mais forte, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Através deste quadro meteorológico, o perigo de incêndio rural atinge a escala das classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior norte e centro e no interior do Algarve até ao final desta semana, afirmou a instituição, que explicou que a situação de calor extremo resulta “da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África, que irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média".