Miranda Sarmento eleito líder parlamentar do PSD

46 votos a favor, 20 brancos e 10 nulos resultaram na eleição do candidato único à liderança da bancada parlamentar do PSD.

Joaquim Miranda Sarmento é o novo líder parlamentar do PSD, depois de ter conquistado 59.74% dos votos dos deputados sociais-democratas, 46 dos quais votaram a favor, 20 em branco e 10 acabaram por ser nulos. Só se contou uma abstenção: a de Rui Rio, ex-presidente do partido.

"Não creio que seja útil fazer comparações, preocupa-me – em todos os lugares por onde tenho passado na minha carreira académica, profissional e política – sempre com a avaliação que os meus pares fazem à saída, não à entrada", afirmou Joaquim Miranda Sarmento, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

Sobre o facto de ter tido um resultado bastante inferior ao de Paulo Mota Pinto, líder parlamentar agora substituído que a 7 de abril acolheu 92% dos votos, Miranda Sarmento desvalorizou, considerando que "não há comparações porque as circunstâncias são, naturalmente, diferentes".

"Não me sinto minimamente fragilizado, estou bastante comprometido e entusiasmado com esta missão e com os desafios que o PSD tem pela frente", concluiu.