MAI vai ser ouvido no Parlamento devido ao concurso do SIRESP

Audição foi esta quinta-feira aprovada.

O ministro da Administração Interna vai ser ouvido no Parlamento acerca da evolução do concurso público internacional para o fornecimento de serviços ao Sistema Integrado de Redes de Emergência e de Segurança de Portugal (SIRESP). 

A audição foi esta quinta-feira aprovada por unanimidade pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, através de um requerimento apresentado pelo PS, adiantou à agência Lusa o presidente desta comissão parlamentar.

O social-democrata Fernando Negrão adiantou ainda que foi apresentado outro requerimento pelo Chega, acerca do concurso público internacional do SIRESP, tendo esse sido chumbado com votos contra do PS e as abstenções do PSD e PCP.

O partido de André Ventura queria ouvir, além de José Luís Carneiro, Antero Luís, ex-secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, e Sandra Perdigão Neves, ex-presidente do SIRESP, SA., com o objetivo de prestarem esclarecimentos acerca do concurso público internacional, tendo em vista a adjudicação da gestão e manutenção do SIRESP.

Recorde-se que, em junho, o Ministério da Administração Interna apresentou o concurso público internacional para o fornecimento de serviços ao SIRESP com um valor de 75 milhões de euros para cinco anos, acrescido de um investimento de 36,5 milhões de euros a lançar pela secretaria-geral do MAI, com recurso a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e de uma verba adicional de 38,5 milhões de euros destinada ao seu financiamento e permanente atualização.

A proposta, que é composta por sete lotes, vai decorrer até ao final do ano. 

Desde o início de julho que está em vigor o modelo transitório de gestão deste sistema de comunicações de emergência, que tem uma duração de 18 meses, terminando a 31 de dezembro.

{relacionados}