Tribunais e registos com sistemas em baixo devido a “problema de comunicações”

Funcionários dos tribunais “não conseguem aceder aos ‘emails’, aos ofícios ou fazer qualquer comunicação por via eletrónica”. Conservatórias estão sem ‘net’.

Vários serviços ligados ao Ministério da Justiça (MJ), como tribunais, registos e notariado, estão com os sistemas em baixo devido a uma falha nas comunicações.

"Trata-se de um problema de comunicações que está a afetar o acesso aos sistemas e que estamos a procurar solucionar com a maior brevidade possível. Nos Registos, o pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão continua disponível 'offline'", explicou o ministério, citado pela agência Lusa.

Fonte judicial revelou que profissionais que trabalham nos tribunais "não conseguem aceder aos 'emails', aos ofícios ou fazer qualquer comunicação por via eletrónica". A mesma fonte acrescentou, também à agência Lusa, que os funcionários se aperceberam dos problemas técnicos logo que chegaram ao posto de trabalho.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) já confirmou que tem estado a receber queixas sobre o facto de as conservatórias estarem sem acesso às aplicações informáticas, internet e email.

"Para o STRN é lamentável que situações destas aconteçam cada vez com mais frequência, mesmo porque não se pode falar numa verdadeira transição digital quando as aplicações estão datadas e os equipamentos são obsoletos", referiu o sindicato.