Sociedade

Ivo Rosa mandou apagar emails no caso das golas antifogo

O juiz de instrução ordenou a destruição de e-mails e outras comunicações do ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Ivo Rosa mandou apagar emails no caso das golas antifogo

Ivo Rosa, juiz de instrução criminal, terá mandado destruir, no final de 2021, os emails e outras comunicações trocadas pelo ex-ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, o seu secretário de Estado da Proteção Civil Artur Neves e o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o general Mourato Nunes, entre outros suspeitos no caso das golas antifogo apreendidas pela Polícia Judiciária. A informação foi avançada pelo jornal Público, que revela ainda que os emails não foram, ainda assim, eliminados, uma vez que o processo esteve pouco tempo nas mãos de Ivo Rosa, que ficou logo a seguir em exclusividade com os casos BES e Octapharma. Seguiu-se, no caso, e enquanto ainda estavam a ser investigadas pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Carlos Alexandre, que reverteu a decisão de destruição tomada por Ivo Rosa.

Na altura, o juiz de instrução justificou a decisão alegando que nem o despacho do então juiz de instrução a autorizar as buscas, nem o pedido do Ministério Público que o antecedeu, identificaram os vários visados - que não eram arguidos na altura - como alvo da busca e apreensão de correio eletrónico, e que os mesmos não deram o seu consentimento para o acesso das autoridades aos seus e-mails.

Artur Neves foi acusado na semana passada de fraude na obtenção de subsídio e  participação económica em negócio, lado a lado com o general Mourato Nunes, a quem foi ainda acrescentada a acusação de abuso de poder.

Os comentários estão desactivados.