Governo dá luz verde para criação de mais 325 postos para bombeiros profissionais

Todos os bombeiros que integram nestas equipas têm elevada especialização, refere ainda o MAI.

Foi autorizada a constituição de 65 novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) nas cooperações de bombeiros voluntários para o segundo semestre deste ano, totalizando 325 bombeiros, anunciou esta terça-feira o Ministério da Administração Interna (MAI). 

Em comunicado, o MAI refere que estão autorizadas atualmente 734 EIP atualmente, estando a funcionar 553 equipas para uma resposta profissional permanente aos riscos de proteção civil nas associações humanitárias de bombeiros. Os 65 protocolos permitem a constituição de quatro primeiras equipas, 11 segundas equipas, 49 novas equipas e a umauma quarta. 

Das novas equipas, o MAI aponta ainda que 36 serão constituídas em territórios de baixa densidade, sendo que a seleção destas equipas "foi baseada em critérios objetivos e verificáveis, estabelecidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e apresentados à Liga dos Bombeiros Portugueses".

As EIP,  que são pagas em partes iguais pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelas câmaras municipais respetivas, são formadas por cinco bombeiros profissionais que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil.

Todos os bombeiros que integram nestas equipas têm elevada especialização, refere ainda o MAI.