Inflação sobe para 9,1% em julho

É o valor mais alto desde novembro de 1992.

Não há dúvida que os preços continuam a subir e os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam isso mesmo: a inflação terá aumentado para 9,1% em julho (depois dos 8,7% de junho), o que representa o valor mais elevado registado desde novembro de 1992.

O gabinete de estatística avança que o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) “terá registado uma variação de 6,2% (6,0% no mês anterior), registo mais elevado desde abril de 1994”.

E estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 31,2%, enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 13,2%.

Comparativamente com o mês anterior, a variação do Índice de Preços ao Consumidor terá sido nula, estimando-se ainda uma variação média nos últimos doze meses de 4,7%.

Diz ainda o INE que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 9,4%.