“Não há portugueses puros”. A reação de Marcelo a caso de racismo

Presidente da República considerou caso de racismo denunciado por atriz brasileira ‘lamentável’.

Marcelo Rebelo de Sousa rotulou como “condenável e lamentável” o caso de racismo denunciado por uma atriz brasileira de férias em Portugal. “O Presidente da República sublinha, de novo, que qualquer comportamento racista ou xenófobo é condenável e intolerável, e deve ser devidamente punido, seja qual for a vítima”, realçou o chefe de Estado português em comunicado publicado no site da Presidência.

“Não vale a pena negar que há, infelizmente, setores racistas e xenófobos entre nós”, afirma Marcelo, ressalvando, no entanto, que “não se pode, nem deve, generalizar, pois o comportamento da sociedade portuguesa é, em regra, respeitador dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana”.

“A sociedade portuguesa é constituída por pessoas das mais variadas origens, que aqui chegaram há poucos ou há muitos anos, alguns há séculos, aqui vivem, trabalham, constituem as suas famílias: não há ‘portugueses puros’, somos todos descendentes de culturas, civilizações e origens muito diversas”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa no comunicado, onde continua: “Somos todos transmigrantes, todos temos familiares e amigos que vivem ou viveram fora do quadro geográfico físico de um país; tal como tantos que aqui encontram uma melhor vida. E todos somos Portugal”.

 

Racismo

As palavras do chefe de Estado seguiram-se a um caso que se tornou muito comentado após ter sido partilhado nas redes sociais um vídeo onde é possível ver uma mulher que alegadamente terá proferido insultos racistas contra os filhos do casal de atores brasileiros Giovanna Ewbank – que acusou a mulher de ser uma “racista nojenta” – e Bruno Gagliasso, que se encontravam de férias em Portugal, a ser escoltada pela Polícia de Segurança Pública. O caso aconteceu no sábado passado, num restaurante da Costa de Caparica, quando uma cliente aparentemente embriagada chamou aos filhos da atriz “pretos imundos”.