Vulcão de Santa Bárbara nos Açores regista aumento da atividade sísmica, alerta CIVISA

Nos últimos cinco dias, tem havido uma média diária de 17 sismos.

Devido aos níveis de atividade microssísmica, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) colocou esta quinta-feira o vulcão de Santa Bárbara, na ilhaTerceira, Açores, em alerta científico V2 (possível reativação do sistema), mas "sem motivo para alarme". 

Rui Marques, presidente do CIVISA, disse à agência Lusa que "um dos parâmetros monitorizados, a sismicidade, está claramente acima dos valores normais para o sistema vulcânico", não havendo, porém, uma “reativação” do mesmo. 

A decisão de colocar o vulcão em nível de alerta científico V2 tem como motivo "um incremento da atividade sísmica que se iniciou a 24 junho e que tem persistido", explicou ainda Rui Marques, e até agora foram registados "dois sismos sentidos". 

Nos últimos cinco dias, explicou ainda o presidente do CIVISA, está a ser observados "uma média de 17 sismos por dia no vulcão de Santa Bárbara, nos últimos cinco dias". 

"Há um incremento diário na frequência de sismos. Mas, não há motivo neste momento para alarme. As pessoas devem manter o seu dia-a-dia", acrescentou Rui Marques

Note-se que existem sete níveis de alerta vulcânico, em que V0, o mais baixo, significa "estado de repouso" e V6, o mais alto, que significa "erupção em curso”" de acordo com a página da internet do CIVISA.