EUA. Donald Trump invoca a quinta emenda

O antigo Presidente recusou responder a questões colocadas devido a suspeitas de fraude.

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que invocou a Quinta Emenda, recusando-se assim a responder a questões colocadas devido a suspeitas de fraude financeira dentro da Trump Organization, informou em comunicado.

Trump afirmou, mais uma vez, estar a ser vítima de uma “caça às bruxas”, e revelou que invocou o seu direito contra a auto incriminação, previsto na 5ª emenda da Constituição norte-americana. 

“Não tenho absolutamente nenhuma escolha porque o atual Governo e muitos procuradores deste país perderam todos os limites morais e éticos da decência”, declarou o antigo Presidente, esta quarta-feira.

“A conselho do meu advogado e por todas as razões mencionadas, recusei-me a responder às perguntas ao abrigo dos direitos e privilégios concedidos a todos os cidadãos pela Constituição dos Estados Unidos”, acrescentou em comunicado.

O interrogatório aconteceu depois das buscas do FBI (polícia federal norte-americana) à residência do ex-Presidente em Mar-a-Lago, na Florida. 

Em causa está uma investigação federal sobre documentos oficiais que terão sido levados para a propriedade do ex-Presidente e não estão relacionadas com este processo cível.

O processo conduzido pela procuradora-geral do estado, Letitia James, procura determinar se a Organização Trump inflacionou o valor dos seus ativos de forma a obter empréstimos bancários e, em paralelo, reduziu esse mesmo valor com a intenção de pagar menos impostos.

A investigação é cível, pelo que, independentemente das conclusões, não poderá apresentar acusações criminais contra a família Trump.

Numa mensagem publicada na sua rede social, a Truth Social, Trump descreveu a investigação da Procuradoria-Geral de Nova Iorque como “a maior caça às bruxas na história dos Estados Unidos”.

“A minha grande empresa e eu estamos a ser atacados por todos os lados”, salientou o ex-Presidente republicano (2017-2021).

O inquérito de Nova Iorque está a ser conduzido Letitia James, que Trump descreve como uma “racista” na sua publicação, que conclui exclamando “República das Bananas!”.