Sindicato pede demissão da direção do INEM

Em comunicado, o STEPH acompanha “com enorme preocupação as várias situações de atrasos no envio dos vários meios de emergência médica”, fazendo referência ao problema relatado por  Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, que acusou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de falhar no socorro a um ferido durante um incêndio, na noite de sábado.

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) apresentou queixa ao Ministério Público (MP) e irá pedir à tutela a demissão do conselho diretivo ao INEM. 

Em comunicado, o STEPH acompanha "com enorme preocupação as várias situações de atrasos no envio dos vários meios de emergência médica", fazendo referência ao problema relatado por Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, que acusou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de falhar no socorro a um ferido durante um incêndio, na noite de sábado.

O sindicato, no mesmo texto, informa que vai solicitar a Marta Temido, ministra da Saúde, "o apuramento de todas as responsabilidades políticas do preocupante estado a que a emergência médica chegou, que deve culminar na demissão integral do conselho diretivo do INEM”, tendo em conta que, no seu entender, tem dado provas de “incapacidade na gestão do Sistema Integrado de Emergência Médica em Portugal”.

Recorde-se que o autarca de Guarda denunciou que um homem alegadamente entrou em paragem cardiorrespiratória, tendo sido solicitada uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) que, segundo o presidente do município, nunca chegou.