Incêndio em Ourém já está em fase de resolução

Pelas 11h55, estavam no local quase 700 operacionais. 

O incêndio que na tarde de sexta-feira deflagrou no concelho de Ourém já está em fase de resolução, confirmou hoje fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, esclarecendo que o dispositivo vai continuar no local para fazer face a eventuais reacendimentos. 

O comandante dos bombeiros de Vila Nova da Barquinha ao serviço do CDOS de Santarém, Jorge Gama, disse, em declarações à agência Lusa, que o incêndio "está em resolução desde as 09h45", estando, de acordo com o site da Proteção Civil, pelas 11h52, no local 655 operacionais, apoiados por 199 veículos e seis meios aéreos.

"Mantém-se o dispositivo todo no local. Estamos com atenção aos pontos quentes e esperamos que não haja reativações, que é uma preocupação", adiantou o responsável, alertando: "O rescaldo vai ser demorado. Com o aumento da temperatura e o vento, a humidade vai baixar bastante e pode haver alguma reativação".

A mesma fonte afirmou ainda que, nas últimas horas, não houve mais pessoas retiradas das suas habitações, não tendo havido também necessidade de assitência médica a cidadãos. Recorde-se, contudo, que, na sexta-feira, 50 pessoas tinham sido retiradas das suas casas por precaução devido ao incêndio. 

Além disso, um aviário ficou destruído devido âs chamas, provocando um prejuízo de cerca de um milhão de euros, adiantou uma fonte daquela empresa, situada em Resouro, na freguesia de Urqueira.