Biden anuncia pacote de ajuda para Ucrânia no valor de 3 mil milhões de euros

Este pacote de apoio tem como objetivo ajudar a Ucrânia quanto à sua posição defensiva de médio longo a longo prazo, diferenciando-se desta forma da maioria dos restantes financiamentos. 

Biden anuncia pacote de ajuda para Ucrânia no valor de 3 mil milhões de euros

Os Estados Unidos vão enviar um pacote de ajuda de “longo prazo” à Ucrânia no valor de 2,98 mil milhões de dólares, o que corresponde no câmbio atual a três mil milhões de euros. O pacote foi anunciado pelo presidente, Joe Biden, no dia em que os ucranianos comemoram o dia da independência da União Soviética decretada em 1991, além de coincidir com os seis meses da invasão russa à Ucrânia.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, o chefe de Estado norte-americano esclareceu que o pacote de ajuda vai permitir que a Ucrânia possa comprar sistemas de defesa aérea, sistemas de artilharia e munições, 'drones' (aeronaves não tripuladas) e outros equipamentos "para garantir que possa continuar a defender-se a longo prazo".

De notar que este pacote de apoio tem como objetivo ajudar a Ucrânia quanto à sua posição defensiva de médio longo a longo prazo, diferenciando-se desta forma da maioria dos restantes financiamentos, tal como tinham avançado ontem responsáveis governamentais norte-americanos em anonimato e citados pelas agências internacionais.

Os Estados Unidos, até à data, já forneceram cerca de 10,6 mil milhões de dólares (cerca de 10,7 mil milhões de euros, ao câmbio atual) em ajuda militar à Ucrânia desde o início do Governo Biden, incluindo 19 pacotes de armas retirados diretamente dos 'stocks' do Departamento de Defesa desde agosto de 2021.

Ainda na mesma mensagem, Biden disse que o povo ucraniano "inspirou o mundo com a sua extraordinária bravura e dedicação à liberdade", permanecendo "determinado e forte diante da invasão em grande escala da Rússia".

"Os Estados Unidos da América estão comprometidos em apoiar o povo da Ucrânia enquanto ele continua a luta para defender sua soberania", reforçou o presidente.

Ao mencionar o dia da independência, Biden considerou este dia “agridoce para muitos ucranianos, pois milhares foram mortos ou feridos, milhões foram deslocados das suas casas e muitos outros foram vítimas de atrocidades e ataques russos (…)”.

“Mas seis meses de ataques implacáveis apenas fortaleceram o orgulho dos ucranianos de si mesmos, no seu país e nos seus trinta e um anos de independência", frisou.