Primeiro-ministro da Tailândia suspenso

O tribunal aceitou analisar uma petição apresentada pelos partidos da oposição, na qual argumentam que Prayut – que chegou ao poder no golpe de Estado de 2014 – atingiu o limite de oito anos de mandato.

Destituição? 

O Tribunal Constitucional da Tailândia suspendeu hoje o primeiro-ministro do país, Prayut Chan-O-Cha, enquanto analisa um caso que pode levar à destituição deste líder tailandês.

Limite de mandato

O tribunal aceitou analisar uma petição apresentada pelos partidos da oposição, na qual argumentam que Prayut – que chegou ao poder no golpe de Estado de 2014 – atingiu o limite de oito anos de mandato. Por uma votação de 5 a 4, os membros do tribunal concordaram em suspender Prayuth das suas funções a partir de hoje até que uma decisão seja tomada pelos magistrados.

Sucessão 

De acordo com a lei, seria o vice-primeiro-ministro, Prawit Wongsuwan, que ocupa o primeiro lugar entre vários deputados. Prawit Wongsuwan é um aliado político próximo de Prayuth e fez parte do mesmo grupo militar que encenou o golpe de 2014, que inicialmente levou Prayut Chan-O-Cha ao poder. 

A Tailândia foi palco de uma dúzia de golpes de Estado militares desde o fim da monarquia absoluta em 1932. A maioria 
foi necessária, segundo os militares, para proteger a monarquia, que permanece sagrada no país.