Viúva de Kobe Bryant vence processo por divulgação de fotos dos corpos dos familiares pelas autoridades de Los Angeles

Júri acabou por dar razão a Vanessa Bryant, com os seus advogados a acusarem o condado de LA de divulgar as fotos do trágico acidente, que matou no total oito pessoas, incluindo a filha e o marido de Vanessa Bryant, o basquetebolista Kobe Bryant. 

Viúva de Kobe Bryant vence processo por divulgação de fotos dos corpos dos familiares pelas autoridades de Los Angeles

A viúva do basquetebolista Kobe Bryant, Vanessa Bryant, irá receber uma indemnização de 16 milhões de dólares (cerca de 16 milhões de euros) após ter vencido um processo contra as autoridades de Los Angeles (LA), na sequência da divulgação de fotografias do desportista e da filha Gigi, que morreram num acidente de helicóptero, em 26 de janeiro de 2020. 

O júri acabou por dar razão a Vanessa Bryant, com os seus advogados a acusarem o condado de LA de divulgar as fotos do trágico acidente, que matou no total oito pessoas. Os representantes legais alegaram que as autoridades e também membros do corpo de bombeiros fizeram cópias das imagens e partilharam-nas com outras pessoas, mais do que uma vez. 

O advogado de Vanessa Bryant argumentou que as fotos não foram tiradas com o propósito de serem utilizadas numa investigação criminal oficial, tendo sido "partilhadas repetidamente com pessoas que não tinham absolutamente nenhuma razão para as receber", disse. 

Na semana passada, antes de saber o veredito, a viúva do craque de basquetebol não escondeu o que sentia com o julgamento. "Sinto-me devastada, magoada e traída pelos funcionários do condado que divulgaram as fotos", disse Vanessa Bryant. 

Assim, na sua ótica, o direito à privacidade das vítimas foi violado, com o familiares a sentirem "uma grande dor" e ela própria a sofrer de stress emocional devido "ao medo" de que ela ou os filhos encontrem "imagens horríveis dos seus entes queridos na internet" no futuro. Uma possibilidade afastada pela defesa, uma vez que não aparecem imagens na internet há mais de dois anos e meio.

A decisão do júri, citada pela imprensa norte-americana esta quarta-feira, vem um dia após do aniversário Kobe Bryant, que completaria 44 anos.