Ordem dos Médicos espera um novo ministro que “resolva os problemas”

É preciso “um ministro que faça acontecer e que resolva os problemas que afetam a saúde em Portugal”, diz Miguel Guimarães.

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) disse esta terça-feira que a demissão da Ministra da Saúde, Marta Temido, só pode ser explicada pela própria e pelo primeiro-ministro, António Costa. E defende para o cargo alguém que "faça acontecer".

À Lusa, Miguel Guimarães diz que agora é pedido “um ministro que faça acontecer e que resolva os problemas que afetam a saúde em Portugal e que de uma forma transversal afetam todos os portugueses”.

E acrescentou: “A saída da senhora ministra do Governo é uma decisão dela e que só ela pode explicar aos portugueses. E só o senhor primeiro-ministro pode explicar porque aceitou de imediato esta demissão”.

O responsável questionou o porquê desta saída, algo que ainda não está esclarecido, perguntado se se deve “ao facto de já não ter alternativas para resolver os graves problemas da saúde em Portugal”. “Ou foi porque o Governo não lhe deu condições para executar as medidas estruturais que eventualmente poderia querer fazer no Serviço Nacional de Saúde”, questionou.