Ex-sapador florestal detido pela possível autoria de três incêndios em Monção

Embora os incêndios tenham acontecido em sítios diferentes, todas as zonas ardidas eram “manchas florestais de grandes dimensões”, pelo que gerou “enorme risco” devido à “carga combustível existente” e à “orografia própria da região”. 

Um homem de 46 anos foi detido, esta terça-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) por ser o presumível autor de três incêndios florestais, nas freguesias de Longos Vales, Lapela e Troviscoso, no concelho de Monção, ocorridos no final de agosto.

Embora os incêndios tenham acontecido em sítios diferentes, todas as zonas ardidas eram “manchas florestais de grandes dimensões”, pelo que gerou “enorme risco” devido à “carga combustível existente” e à “orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente”, justificou a PJ num comunicado divulgado hoje.

“Os três incêndios, na sua totalidade, consumiram vasta vegetação herbácea, arbustiva e arbórea, contabilizada em centenas de hectares, tendo sido extintos pela intervenção dos Bombeiros, que alocaram para os locais elevado número de meios e elementos”, adiantou a autoridade judiciária, ao acrescentar que aqueles locais agora queimados “são, recorrentemente, e há vários anos a esta parte, alvo de ignições com natureza dolosa”.

De acordo com a PJ, o detido tem 46 anos e é “trabalhador da construção civil”, tendo sido “sapador florestal” outrora. Para iniciar os fogos, recorreu à sua “viatura e motorizada pessoal” para atear diretamente os incêndios, tendo atuado “motivado por incendiarismo”.

“Comunicadas as ocorrências a esta Polícia, foram realizadas várias diligências que resultaram na recolha de vasto acervo probatório e permitiram a identificação, localização e detenção fora de flagrante delito do arguido”, afirmou a autoridade, notando que o homem terá sido presente hoje a primeiro interrogatório para aplicação de medidas de coação.