Augusto Santos Silva realça “europeísmo” da AR e sociedade portuguesa

As declarações do presidente da Assembleia da República surgiram após o encontro com a presidente do Parlamento Europeu, que está na sua primeira visita oficial a Lisboa. 

Augusto Santos Silva realça “europeísmo” da AR e sociedade portuguesa

O presidente do parlamento português, Augusto Santos Silva, salientou, esta sexta-feira, o europeísmo da Assembleia da República e da sociedade portuguesa, após receber a líder do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, no Palácio de S. Bento.

"Sublinhei o posicionamento europeísta da Assembleia da República e da sociedade portuguesa e a importância que a integração europeia constituiu para a nossa democracia", lê-se na publicação de Augusto Santos Silva na rede social Twitter depois do encontro com Roberta Metsola.

A presidente do Parlamento Europeu chegou a Portugal na quinta-feira, naquela que será a sua primeira visita oficial neste cargo. Porém, antes de a iniciar, Metsola considerou Portugal um país "extremamente pró-europeu", que "pode ser um líder" na União Europeia em questões como migrações e solidariedade.

"A minha principal mensagem em Portugal será a de que um país como Portugal pode ser um líder, como demonstrou ser com uma opinião pública extremamente pró-europeia", afirmou Roberta Metsola em entrevista à agência Lusa, em Bruxelas, um dia antes de iniciar a visita.

Roberta Metsola foi eleita, em meados de janeiro passado, presidente do Parlamento Europeu na segunda metade da atual legislatura, até à constituição da nova assembleia após as eleições europeias de 2024.

Tem 43 anos e é a presidente mais jovem do Parlamento Europeu, após ter chegado a eurodeputada em 2013, pelo Partido Popular Europeu.