Reino Unido descobre nova estirpe de Monkeypox

Vírus foi identificado num homem que viajou recentemente para a África Ocidental. 

Foi identificada no Reino Unido uma nova estírpe do vírus Monkeypox, num homem que recentemente na África Ocidental.

A Agência de Segurança Sanitária do país informa que o paciente se encontra na unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Real de Liverpool, estando a ser realizado o rastreio de contactos que teve para saber se existem outro casos. 

Segundo a diretora da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA), Sophia Maki, as autoridades estão a "trabalhar para contactar os indivíduos que tiveram um contacto próximo com o caso antes da confirmação da infeção para os avaliar conforme necessário e fornecer aconselhamento".

A responsável afirma, contudo, que o risco de propagação é "muito baixo", devido aos procedimentos de controlo de infeção "bem estabelecidos e robustos" que, segundo Maki, citada pela Sky News, serão "rigorosamente seguidos".

É recomendado que qualquer pessoa que viaje para a África Ociddental e Central esteja atenta aos sintomas do vírus, que incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e de costas, glândulas inchadas e exaustão, sendo que, de acordo com as investigações científicas, a propagação da doença pode ser feita através de qualquer contacto próximo.

No Reino Unido, é aconselhado que qualquer pessoa que volte de férias com sintomas de Monkeypox ligue ao 112 a dar conta da situação.