Quer reduzir o consumo de gás em casa? Nobel da Física sugere nova forma de cozer massa

O italiano Giorgio Parisi partilhou no Facebook uma forma de economizar energia quando cozinhamos massa no fogão. 

O Prémio Nobel de Física de 2021, o italiano Giorgio Parisi, recorreu à rede social Facebook para partilhar uma dica para ajudar a reduzir o consumo de energia, o que nos tempos que correm pode fazer a diferença. Cozinhar a massa com o fogão desligado, depois de a água fervida, a fim de economizar perante a atual situação de crise energética, é a sugestão do investigador.

Segundo Giorgio Parisi, assim que a água começa a ferver, pode adicionar-se a massa e esperar dois minutos, desligando depois o gás para continuar a cozinhar. Desta forma, será possível economizar “pelo menos oito minutos de consumo de energia”.

"O mais importante é manter a tampa, muito calor perde-se por evaporação. Depois de ferver a massa, eu coloco o chama de gás no mínimo, para que ferva muito pouco sem consumir. Também podem tentar desligá-lo, como sugerido nesta publicação, que não é minha, mas de Alessandro Burisi Vici, e que simplesmente partilhei. Obviamente que assim se consome menos gás e a massa fica cozinhada na mesma", explicou o cientista da Universidade Sapienza, de Roma.

Estas soluções para cozinhar massa sem desperdiçar energia não são de agora, uma vez que a associação Unione Italiana Food, que representa os fabricantes de massas, disse há alguns meses que manter a tampa na panela durante a fase de fervura acelera o processo de cozedura e poupa "até 6% de energia e emissões de CO2".

A associação ainda sublinhou que desligar o lume após dois minutos a ferver, deixando a tampa, economiza energia e emissões de CO2, uma redução que pode chegar aos 47%.

"Com um consumo médio de 23,5 quilos per capita de massas, cada italiano economizaria até 44,6 quilowatts-hora, 13,2 quilos de emissões de CO2 e 69 litros de água num ano", destacou esta associação.