Autarca de Faro diz ser “lamentável” ter sido ignorado pelo primeiro-ministro

“O primeiro-ministro, pelos vistos, não tem esse hábito, mas se calhar é bom que passe a ter, para evitar este tipo de constrangimentos”, atirou o presidente da câmara.

O presidente da Câmara de Faro disse, esta terça-feira, ser “lamentável” ter sido ignorado pelo primeiro-ministro, na preparação da cerimónia de atribuição ao Aeroporto de Faro da denominação oficial Aeroporto Gago Coutinho.

A cerimónia está agendada para quarta-feira, data em que se assinala o Dia do Município de Faro, que tem também previsto um programa de comemorações com figuras que, agora, também foram convocadas para estar à mesma hora no evento do Aeroporto, que contará com a presença de António Costa.

“Acho lamentável que o senhor primeiro-ministro promova as cerimónias da Independência do Brasil e dos seus 200 anos em Faro e que não haja ninguém do seu gabinete que entre em contacto com o presidente da Câmara […] para lhe comunicar, para lhe dar a conhecer e, neste caso, tendo em conta que é o Dia da cidade […], para articular tudo isso”, disse Rogério Bacalhau à agência Lusa.

Para o autarca algarvio, trata-se de “um incómodo para toda a gente” e deu como exemplo o caso do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante Henrique Gouveia e Melo, a quem vai ser outorgado a Chave de Honra da Cidade de Faro, e ainda do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, que vai receber uma distinção na sua qualidade de ex-presidente da capital algarvia.

“Eu se for a um concelho vizinho a alguma cerimónia telefono ao presidente da câmara e digo-lhe que lá vou. O primeiro-ministro, pelos vistos, não tem esse hábito, mas se calhar é bom que passe a ter, para evitar este tipo de constrangimentos”, atirou Rogério Bacalhau.