Graça Freitas faz apelo à vacinação e garante que vacinas adaptadas são “seguras e eficazes”

“É pela saúde, para que passem um natal em família”. Objetivo é vacinar três milhões de pessoas antes da época das festas.

A Diretora-Geral da Saúde assegurou, esta quinta-feira, que os portugueses podem ficar "completamente tranquilos", pois as vacinas adaptadas contra a covid-19 são seguras e eficazes.

De visita ao centro de vacinação da Ajuda, em Lisboa, Graça Freitas foi confrontada com informação de que adesão a este novo período de inoculação contra o coronavírus terá ficado abaixo dos 50% no primeiro dia.

"O processo começou, mas vai desenvolver-se", respondeu, deixando um apelo: "Quem receber um agendamento, não falte, a não ser por motivos de força maior".

Para a responsável, os portugueses devem aderir à nova campanha de vacinação, pois “quando as pessoas são chamadas, é porque é a altura ideal para serem protegidas". Mas também devido à "mobilização de muitos recursos: médicos, enfermeiros, bombeiros, pessoas que ajudam no processo. E, portanto, agendamos para um determinado nível de trabalho e ficamos à espera das pessoas, temos de ter em consideração que os recursos de saúde devem ser bem utilizados".

"É pela saúde, para que passem um natal em família", acrescentou Graça Freitas, afirmando que o objetivo é vacinar três milhões de pessoas antes da época das festas.

Como forma de incentivar a vacinação, a diretora da DGS reforçou ainda que as novas vacinas preparadas para combater as mais recentes estirpes da Ómicron são seguras e eficazes.

"Já sabem que as doses que levaram anteriormente foram seguras. Tudo correu bem e as pessoas estão seguras em relação ao passado", afirmou.