Primeiro-ministro irlandês elogiou a dedicação de Isabel II ao “serviço público”

Michéal Martin recordou a visita de Estado “histórica” feita por Isabel II ao país em 2011, sendo esta a primeira de um monarca britânico à Irlanda desde a sua independência. 

Micheál Martin, primeiro-ministro irlândes, reagiu à morte da rainha Isabel II, que morreu esta quinta-feira aos 96 anos, destacando a "duração histórica" do seu reinado e o "imenso impacto", que lhe valeu "respeito e admiração em todo o mundo", considerando tratar-se agora do "fim de uma era".

O chefe do governo elogiou a dedicação da monarca "ao serviço público", que incluiu os esforços da rainha para melhorar as relações entre o Reino Unido e a República da Irlanda.

Martin recordou a visita de Estado "histórica" feita por Isabel II ao país em 2011, sendo esta a primeira de um monarca britânico à Irlanda desde a sua independência. 

O evento, disse o governante, foi "um passo crucial" no processo "de normalização das relações com o nosso vizinho mais próximo" e um "grande sucesso, em grande parte graças aos muitos gestos amáveis e calorosos que a Rainha fez durante a sua estadia na Irlanda". 

A popularidade junto do povo irlândes foi "evidente" e "claramente, isso teve um impacto positivo" disse ainda.

"O nosso mundo está um pouco mais pobre por causa da sua morte, mas muito mais rico e melhor como resultado da sua longa vida e da sua contribuição duradoura", concluiu Micheál Martin.