China descobre novo mineral na lua

A China foi o terceiro país do mundo a identificar um mineral na Lua, a seguir aos Estados Unidos e à Rússia. 

A China anunciou esta sexta-feira que descobriu um novo mineral na Lua, chamado Changesite-(Y), o sexto encontrado pela humanidade no satélite natural da Terra.

A China foi o terceiro país do mundo a identificar um mineral na Lua, a seguir aos Estados Unidos e à Rússia. 

De acordo com o jornal Global Times, o nome do mineral encontrado em partículas basálticas lunares foi divulgado em conferência de imprensa pelo vice-presidente da Autoridade de Energia Atómica da China, Dong Baotong.

A descoberta feita através de amostras trazidas pela missão Chang'e 5 da superfície lunar, em 2020, foi entretanto confirmada pela Comissão de Novos Minerais, Nomenclatura e Classificação da Associação Mineralógica Internacional. O estudo das amostras envolveu várias instituições daquele país, nomeadamente a Academia Chinesa de Ciências e os ministérios da Educação e Recursos Naturais.

Os cientistas destacam que o material recolhido na missão é de grande importância para entender a evolução da Lua, assim como a possibilidade de usar os seus recursos de maneira eficaz.

Em junho do ano passado foi anunciada a descoberta de minerais de alta pressão nas amostras recolhidas pela mesma sonda, como é o caso de fragmentos de seifertita e estishovita, minerais formados a partir de dióxido de silício submetido a altas temperaturas e pressões.