Dois homens detidos e fechado matador ilícito e assador de leitões

Foram apreendidos 23 leitões, assim como as embalagens utilizadas para colocar os leitões assados, “dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro, num valor total de 2.600 euros”.

Dois homems foram detidos pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tendo ainda a autoridade suspendido um matador e um assador de leitões no concelho de Elvas, em Portalegre, que funcionava de forma ilícita. 

Em comunicado, a ASAE adianta que a ação surgiu na "sequência de uma investigação no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, designadamente abate clandestino", tendo resultado no desmantelamento de um local "onde se procedia de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de animais", sendo eles leitões, assim como ao "assamento dos mesmos e respetiva comercialização, sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças".

"Foram detidos dois indivíduos [e] determinada a suspensão total da atividade do assador de leitões não licenciado e sem condições mínimas exigíveis para o seu funcionamento", lê-se na mesma nota.

Contactada pela agência Lusa, a mesma fonte da ASAE adiantou que os dois detidos são homens, com idades compreendidas entre os 50 e os 60 anos, e que se trata do proprietário do espaço e do distribuidor. Da ação resultou a instauração de um processo-crime pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino.

Foram apreendidos 23 leitões, assim como as embalagens utilizadas para colocar os leitões assados, "dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro, num valor total de 2.600 euros", disse a autoridade.

No comunicado, lê-se ainda que a ASAE "continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores".