Portugal regista mais de 100 mortes por afogamento este ano

Maioria das mortes em meio aquático este ano aconteceu no mar.

Mais de 100 mortes por afogamento foram registadas desde janeiro deste ano, um novo máximo nos últimos cinco anos, com o mês de agosto a somar 23 óbitos, segundo os dados da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores.

Alexandre Tadeia esclareceu ainda que pode atribuir-se o aumento das mortes registadas com a “falta de cultura das pessoas na relação com o meio aquático”. E acrescentou que “as pessoas não sabem identificar os riscos, não sabem o que é um agueiro, os perigos das ondas, que um corpo flutua menos em água doce. Nada disto é ensinado nas escolas e deveria. E, por outro, o período pós-pandemia levou a uma maior procura [das zonas balneares]”, frisou.

Segundo o responsável,  o padrão de mortes por afogamento em meio aquático tem vindo a manter-se ao longo dos últimos cinco anos: “são mais homens, mais no distrito do Porto e mais no interior”.

Comparando com períodos homólogos desde 2017, altura em que o Observatório do Afogamento começou a fazer os registos, o valor de 111 mortes representa um aumento significativo face ao anterior máximo de 87 mortes ocorridas em 2017.

A maioria das mortes em meio aquático este ano aconteceu no mar (42) e no rio (40), sendo que apenas oito mortes ocorreram em zonas vigiadas e a maioria por desrespeito às indicações de segurança.