UE “a léguas à esquerda” de Costa sobre tributação de lucros

José Gusmão satisfeito com posição de Von der Leyen deixa críticas de falta de coragem do Governo português.

O eurodeputado José Gusmão, do Bloco de Esquerda, saudou na quarta-feira a proposta de Bruxelas de redistribuição dos lucros extraordinários das empresas do setor energético, considerando insólito que a presidente da Comissão Europeia se tenha colocado “léguas à esquerda” de António Costa.

“Não sabemos ainda qual é que será o desenho concreto das medidas, mas registamos já o momento insólito que é ter uma presidente da Comissão Europeia proposta pela direita alemã a colocar-se léguas à esquerda de um primeiro-ministro socialista, o nosso”.

Sobre o discurso do Estado da União proferido por Ursula von der Leyen, o bloquista considerou que o mesmo “teve coisas positivas, desde logo o anúncio de medidas para a tributação de lucros extraordinários e para o controlo de preços, nomeadamente no gás”.

“Essas medidas são muito relevantes  porque há uma série de países que já estão a avançar nesse sentido, infelizmente não o nosso”, apontou.

José Gusmão disse esperar “que o Governo português, pelo menos não obstaculize a aprovação destas medidas”. “Se não teve a coragem de aplicar essas medidas em Portugal, que pelo menos não obstaculize a sua aprovação à escala europeia”, reforçou.