Português detido na Suiça através de mandado de detenção europeu

Homem tinha sido condenado por homicídio na forma tentada e ofensas à integridade física qualificadas

Um homem português condenado em 2020 a uma pena de prisão de cinco anos e quatro meses foi detido na Suíça, na sequência de uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, e em cumprimento de mandado de detenção europeu.

De acordo com um comunicado da Polícia Judiciária (PJ), divulgado esta quinta-feira, o "arguido foi condenado pela autoria material dos crimes de homicídio na forma tentada e ofensas à integridade física qualificadas, ocorridos pelas 21h00 do dia 07.01.2018, num posto de abastecimento em Duas Igrejas, Penafiel".

Num contexto de rixa entre dois grupos de indivíduos, o arguido, na altura com 33 anos, agrediu duas vítimas com recurso a uma arma branca, provocando-lhes ferimentos graves que obrigaram a intervenção médica urgente. 

No dia seguinte, o homem foi detido pela PJ, tendo nessa altura sido presente às autoridades e sujeito a medida de coação não privativa da liberdade.

Após a decisão, tomada a 3 de dezembro de 2020 e transitada em julgado a dois de junho do ano seguinte, o arguido não se apresentou para cumprir a pena a que foi condenado, tendo sido emitido o mandado de detenção agora cumprido.

"O detido foi agora entregue sob custódia às autoridades nacionais, tendo sido conduzido para o estabelecimento prisional competente", esclarece ainda a autoridade.