Sondagem conclui que sete em cada dez brasileiros temem agressões por razões políticas

Percentagem de brasileiros que declaram terem medo de morrer assassinados cresceu de 74,9%, em 2017, para 82,5% este ano.

Uma sondagem realizada pelo DataFolha concluiu que sete em cada 10 brasileiros temem agressões por razões políticas, na sequência das eleições presidenciais brasileiras. 

O levantamento "Violência e Democracia: panorama brasileiro pré-eleições de 2022, perceções sobre medo de violência, autoritarismo e democracia" contou com 2.100 pessoas em 139 municípios brasileiros, tendo sido feita entre 3 e 13 de agosto, dando conta que 67,5% dos entrevistados respondeu 'sim' ao serem questionados sobre serem "agredidos fisicamente pela sua escolha política ou partidária".

Os dados concluem ainda que 3,2% dos entrevistados alegaram terem sofrido ameaças por motivos políticos no mês anterior e que 88,1% afirmaram que o próximo líder brasileiro deve tomar posse no dia 1 de janeiro. Note-se ainda que para 89,3% consideram ser importante "escolher seus líderes em eleições livres e transparentes."

A percentagem de brasileiros que declaram ter medo de morrer assassinados cresceu de 74,9%, em 2017, para 82,5% este ano. O medo da violência policial também aumentou: considerando as duas polícias (civil e militar), 65,7% dos entrevistados afirmaram terem medo de sofrer violência e 1,9% declararam terem sido vítimas de pelo menos uma das polícias no último mês.

No que diz respeito em armar as pessoas, mais de metade dos entrevistados (66,4%) afirmaram não acreditar nesta medida para garantir a segurança da população, divergindo assim das políticas defendidas pelo atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. 

A margem de erro da sondagem é de 2 pontos para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%, destaca do DataFolha.