Governo vai distribuir bicicletas e capacetes pelas escolas

Projeto chama-se “Desporto Escolar sobre rodas” (DE sobre rodas). 

Governo vai distribuir bicicletas em todos as instituições de ensino público do país com 2º ciclo do ensino básico. A medida surge de uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação.

Em comunicado enviado às redações, o Ministério da Educação afirma que o projeto "Desporto Escolar sobre rodas" (DE sobre rodas) surge da "urgente necessidade de mudança de comportamentos da população escolar para a mobilidade sustentável e responsável", garantido que todas as crianças tenham a possibilidade de aprender a andar de bicicleta na sua escola, "promovendo uma cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público".

Assim, o Ministério salienta que tem estado a criar condições de suporte para o projeto, nomeadamente com professores qualificados, num trabalho regular e semanal, com um modelo pedagógico de âmbito nacional, alicerçado num manual de apoio ao professor e ao técnico qualificado e que, prioritariamente, assenta em três pilares: "Ensino aprendizagem “Saber andar de bicicleta, educação rodoviária, e educação para a cidadania.". 

As atividades incluidas neste projeto estão desenhadas de forma transversal em cada Agrupamento de Escolas ou Escolas Não Agrupadas, em articulação curricular com a Autonomia e Flexibilidade Curricular e os Planos de Inovação, por forma a chegar a um número de alunos cada vez maior, desenvolvendo simultaneamente dinâmicas entre a comunidade escolar e a comunidade local.