A TAP reconheceu esta terça-feira que "alguns dados foram roubados pelos hackers e estão a ser divulgados publicamente", disse em comunicado, acrescentando que os "dados afetados podem incluir nomes, informações de contacto, informações demográficas e número de passageiro frequente. A informação afetada relativamente a cada cliente pode variar. Até ao momento, não há indicação de que informações sensíveis, em particular dados de pagamento, tenham sido exfiltradas".
A empresa recordou que, em agosto, os sistemas internos de cibersegurança da TAP Air Portugal (TAP) detetaram o acesso não autorizado a alguns sistemas informáticos. A TAP está preparada para este cenário e mobilizou de imediato uma equipa de especialistas internos e externos de TI e de peritos forenses para investigar em detalhe o sucedido e prevenir danos adicionais (Centro Nacional de Cibersegurança, Polícia Judiciária, Microsoft).
"Esta intrusão visava causar danos à TAP e aos seus clientes. A segurança dos nossos clientes e parceiros comerciais e dos seus dados é a nossa maior prioridade. Continuaremos, por isso, a tomar todas as medidas necessárias para cuidar dos seus dados".