Marcelo sobre eleições italianas. “O povo tem sempre razão”, mas “vale a pena” questionar esta transição

Com a canção “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, na memória, Marcelo Rebelo de Sousa apontou que os votos dos italianos significam dois resultados. 

Marcelo sobre eleições italianas. “O povo tem sempre razão”, mas “vale a pena” questionar esta transição

O Presidente da República reagiu aos resultados das eleições legislativas italianas, sublinhando que “o povo tem sempre razão” e realçando a importância deste país para a “coesão europeia”.

"Uma lição que eu aprendi com a minha longa experiência, até de professor destas matérias, é que o povo tem sempre razão. Vale a pena é perguntar por que é que o povo num determinado momento tem razão num determinado sentido", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas durante uma visita à Universidade de Stanford na tarde de segunda-feira, já hoje madrugada em Portugal.

Interrogado sobre o impacto da vitória de Giorgia Meloni no panorama político europeu e português, Marcelo Rebelo de Sousa indicou que "sempre que há uma eleição e ganha a direita, mais uma ou outra direita, ficam felizes os que se consideram próximos" e "quando ganha mais ou outra esquerda ficam felizes os que são próximos", recusando "entrar nessa discussão".

"O que eu posso dizer é que a Itália é muito importante para a Europa, mas mesmo muito importante, para a Europa, e para nós", acentuou.

Para o chefe de Estado português, "há razões para esperar, para desejar que a Itália, primeiro, consiga economicamente, neste momento que é difícil, dar os passos que são necessários independentemente da transição de governos e, em segundo lugar, que politicamente isso também mantenha aquela coesão que é uma coesão europeia fundamental".

Ao referir a canção "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, Marcelo Rebelo de Sousa apontou que os votos dos italianos significam dois resultados: “Primeiro, cada povo escolhe livremente o seu destino. Em segundo lugar, normalmente, além do mérito de quem ganha eleições há também o demérito de quem as perde".

Giorgia Meloni lidera o partido Irmãos de Itália, o mais votado nas eleições legislativas de domingo em Itália. O partido tem raízes no Movimento Social Italiano (MSI) fundado por seguidores do ditador fascista Benito Mussolini.

Agora Meloni vai procurar formar Governo com o apoio dos aliados da Liga, anti-imigração, de Matteo Salvini, e Força Itália, de Silvio Berlusconi.

{relacionados}