Duarte Lima já está no tribunal de Sintra para ser presente ao juiz

O antigo deputado passou a noite na esquadra, depois de ter saído na quinta-feira da prisão da Carregueira, em Belas (Sintra), onde estava a cumprir pena no processo Homeland, contudo foi detido de seguida na sequência do processo de homicídio em 2009 de Rosalina Ribeiro. 

Duarte Lima já está no Tribunal de Sintra para ser presente ao juiz de julgamento do caso de homicídio de Rosalina Ribeiro, depois de o Ministério Público (MP) ter proposto um agravamento das medidas de coação.

O antigo deputado deixou a esquadra da PSP de Casal de Cambra pelas 9h15 e chegou ao tribunal cerca de 20 minutos depois. Duarte Lima passou a noite nesta esquadra depois de ter saído na quinta-feira da prisão da Carregueira, em Belas (Sintra), onde estava a cumprir pena no processo Homeland, contudo foi detido de seguida na sequência do processo de homicídio em 2009 de Rosalina Ribeiro, ex-secretária e companheira do milionário português Lúcio Tomé Feteira.

Agora está nas mãos do juiz decidir se aceita o pedido do MP para agravar as medidas de coação ou se permite que o arguido aguarde o julgamento com Termo de Identidade e Residência (TIR), a medida de coação mais leve e decorrente do estatuto de arguido.

O julgamento do homicídio de Rosalina Ribeiro tem início marcado para 23 de novembro.

Duarte Lima foi condenado, em 2014, a seis anos de prisão, por burla qualificada no caso Homeland, extraído do processo do Banco Português de Negócios (BPN). Entrou na prisão da Carregueira em 26 de abril de 2019 para cumprir a restante pena de prisão a que tinha sido condenado, tendo saído hoje em liberdade condicional para saber como aguardará o julgamento devido ao mandado de detenção do MP.