Cônsul brasileiro em Lisboa espera votação “expressiva”

O representante brasileiro falou aos jornalistas cerca de duas horas depois da abertura das urnas, às 8h00, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sublinhado que o processo estava a correr “muito bem, com muita normalidade”.

Cônsul brasileiro em Lisboa espera votação “expressiva”

O Cônsul-Geral do Brasil em Lisboa, Wladimir Waller, disse na manhã deste domingo que o afluxo intenso de pessoas às urnas leva a crer que a participação dos brasileiros residentes em Portugal nas eleições presidenciais brasileiras seja "bastante grande, expressiva".

O representante brasileiro falou aos jornalistas cerca de duas horas depois da abertura das urnas, às 8h00, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sublinhado que o processo estava a correr "muito bem, com muita normalidade" e de forma rápida, com os eleitores a demorarem cerca de cinco minutos para votar.

Apesar disso, houve duas das 58 urnas eletrónicas que estão em Lisboa, que "apresentaram problemas e tiveram de ser substituídas por urna de lona", num processo que foi coordenado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que teve de autorizar a substituição.

O problema, apesar de ter causado um pequeno atraso na abertura de duas das salas de voto, já está resolvido. 

Estão a concorrer às presidenciais brasileiras 11 candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D'Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Caso nenhum dos candidatos obtenha agora mais de 50% dos votos, a segunda volta realiza-se com os dois mais votados no dia 30.