Paris cancela planos de construção de edifícios ao pé da Torre Eiffel depois de protestos de ambientalistas

De acordo com o Journal du Dimanche, em causa estavam 20 árvores adultas que teriam de ser cortadas. 

A capital francesa acabou por cancelar os planos que tinha para a construção de novos edifícios ao redor da Torre Eiffel, após meses de protestos de ambientalistas e uma petição que recolheu mais de 150 mil assinaturas. De acordo com o Journal du Dimanche, em causa estavam 20 árvores adultas que teriam de ser cortadas. 

O plano da câmara de Paris era o de construir quatro prédios junto à torre Eiffel com vista a albergar lojas, um café, entre outras facilidades turísticas, como instalações de casas de banho.

“Estou a anunciar que estamos a cancelar completamente qualquer projeto de construção ao pé da torre e a paisagem é mantida”, apontou Emmanuel Grégoire, vice-presidente da câmara de Paris, ao jornal francês.

A decisão foi tomada em maio último, depois de vários protestos e objeções da população local, contra os planos paisagísticos que previam a reorganização do espaço em redor da atração turística. “Não estamos a ceder à pressão mas gostaríamos que o projeto não fosse ofuscado pelas controvérsias. Vamos dizer que apenas estamos a remover um pouco do atrito”, esclareceu o responsável.

Sabe-se então que uma área de 54 hectares ao redor da torre, será em grande parte destinada a pedestres e “transportes de baixo impacto”, como ciclovias e camionetas. Segundo o governante, as autoridades da autarquia pretendem terminar a intervenção para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Depois da notícia, os ativistas em questão ficaram encantados e satisfeitos, mas prometeram continuar vigilantes: “Estamos satisfeitos por enquanto mas continuamos vigilantes”, referiu Thomas Brail, do Grupo Nacional de Vigilância de Árvores (GNSA), ao  jornal francês.