Sismo de magnitude 2.1 na escala de Richter sentido nos Açores

O abalo foi registado às 20h39 de segunda-feira (21h39 em Lisboa) e sentido com a intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli na freguesia de Velas. 

Um sismo de magnitude 2,1 na escala de Richter foi esta segunda-feira sentido na ilha de São Jorge, nos Açores. 

De acordo com um comunicado divulgado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o abalo foi registado às 20h39 de segunda-feira (21h39 em Lisboa) e sentido com a intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli na freguesia de Velas. 

Esta escala mede os "graus de intensidade e respetiva descrição", sendo que, quando há uma intensidade de IV, considerada "Moderada", os "carros estacionados balançam", as "janelas, portas e loiças tremem" e "os vidros e loiças chocam ou tilintam", podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, revela o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), na sua página da Internet.

Já na intensidade III, considerada "Fraca", o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados".

A 26 de setembro, a Proteção Civil dos Açores desativou o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil iniciado a 23 de março, devido à crise sismovulcânica na ilha de São Jorge, por não existir "iminência de ocorrência grave".