Rússia alerta para aumento de ataques ucranianos em regiões fronteiriças

Serviços de segurança da Rússia afirmam que foram registados mais de 100 bombardeamentos de 32 localidades russas.

Os serviços de segurança russos (FSB) afirmaram este domingo ter havido "aumento considerável" de ataques levados a cabo pelas tropas ucranianas em territórios fonteiriços. 

"Desde o início de outubro, o número de ataques de formações armadas ucranianas contra os territórios fronteiriços da Rússia aumentou significativamente", diz um comunicado do FSB, também responsável pelo controlo de fronteiras. Os ataques, diz ainda a mesma publicação, aconteceram principalmente na região de Belgorod, que faz fronteira com Kharkiv, na Ucrânia. 

"Na última semana, foram registados mais de 100 bombardeamentos de 32 localidades, com recurso a múltiplos sistemas de lança-foguetes, artilharia, morteiros e drones", avançou o FSB, acrescentando que "um residente foi morto e cinco pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança".

Os bombardeamentos destruíram ainda duas centrais elétricas, onze edifícios residenciais e dois administrativos, juntando-se a oito postos de controlo fronteiriços, que ficaram danificados.