Rui Pinto constituído arguido em novo processo

A confirmação surgiu por parte do advogado do hacker no arranque da sessão de julgamento que está a decorrer no Juízo Central Criminal de Lisboa para o caso Football Leaks. 

Rui Pinto constituído arguido em novo processo

O advogado de Rui Pinto revelou, esta segunda-feira em tribunal, que o pirata informático foi constituído arguido noutro processo de atos que foram praticados entre 2015 e 2018.

"Queria comunicar que na sexta-feira Rui Pinto foi constituído de novo arguido relativamente a factos que estão aqui em julgamento. O processo tem três anos, mas o MP só nesta sexta-feira constituiu Rui Pinto como arguido", adiantou Francisco Teixeira da Mota no discurso de abertura da sessão de julgamento que está a decorrer no Juízo Central Criminal de Lisboa, na qual o hacker vai ser ouvido.

De acordo com o advogado, os factos deste ‘novo’ processo terão ocorrido entre 2015 e 2018, sendo que o Ministério Público (MP) tem conhecimento dessas informações desde 2019. "Esta é uma estratégia perversa, prolongando artificialmente o estatuto de arguido", frisou Francisco Teixeira da Mota.

Rui Pinto responde hoje por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada, estando este relacionado à Doyen, caso que o levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

O depoimento de hoje já esteve agendado para 13 de maio, mas foi adiado devido a atrasos na consulta aos discos apreendidos pela Polícia Judiciária (PJ), solicitada pela defesa do arguido do processo Football Leaks.