Nobel da Economia atribuído a trio que investigou bancos e crises financeiras

É o último dos Prémio Nobel deste ano a ser conhecido.

O Prémio Nobel da Economia foi esta segunda-feira atribuído a Ben Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig pela investigação sobre "bancos e crises financeiras", anunciou a Real Academia Sueca das Ciências. É o último dos Prémio Nobel deste ano a ser conhecido.

O prémio vem distinguir pesquisas que se têm mostrado "cruciais" para outras investigações que aumentaram o conhecimento dos bancos, da regulação bancária e "como as crises financeiras devem ser geridas", lê-se na publicação. 

“A pesquisa apresentada pelos laureados deste ano em ciências econômicas reduz o risco de crises financeiras se transformarem em depressões de longo prazo com graves consequências para a sociedade, o que é do maior benefício para todos nós”, refere ainda o comité que atribuiu o galardão.

Ben Bernanke (The Brookings Institution, Washington) foi presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed) entre 2006 e 2014 e é o nome que mais se destaca do trio premiado. Analisou a Grande Depressão da década de 1930 e dedicou-se a estudar como as corridas bancárias foram um fator decisivo para que a crise se tornasse tão profunda e prolongada.

Já Douglas Diamond (Universidade de Chicago, EUA) e Philip Dybvig (Universidade de Washington em St. Louis, EUA) desenvolveram modelos teóricos que explicam a própria existência dos bancos e como atuam na sociedade, tornando-se vulneráveis a rumores sobre um colapso iminente e como a sociedade pode diminuir essa vulnerabilidade, refere o comité Nobel nas redes sociais.

{relacionados}