Portugal saúda acordo entre Israel e Líbano que “promove paz” e “segurança”

Em causa está o acordo que prevê que o campo ‘offshore’ de Karish esteja sob controlo israelita e que as reservas de Cana, localizadas mais a nordeste, sejam concedidas ao Líbano.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, saudou esta quinta-feira o acordo conseguido entre Israel e Líbano sobre a delimitação das suas fronteiras marítimas. 

"Portugal saúda o acordo alcançado entre o Líbano e Israel para a delineação da sua fronteira marítima. A sua implementação gerará novas oportunidades e promoverá a paz, prosperidade e segurança" em ambos os países, pode ler-se num tweet do ministério. 

 

 

Em causa está o acordo que prevê que o campo 'offshore' de Karish esteja sob controlo israelita e que as reservas de Cana, localizadas mais a nordeste, sejam concedidas ao Líbano. Porém, como parte desse depósito ultrapassa a futura linha de demarcação, o Estado judaico receberia uma parte da receita futura da exploração de Cana, segundo Israel. A empresa de energia francesa Total garantiu ao Líbano os preparativos para a exploração desse campo. 

 Michel Aoun, Presidente do Líbano, anunciou que o seu país aprovou o acordo de demarcação da fronteira marítima com Israel, decisão essa que nasce de várias negociações conduzidas pelos EUA e que deverá permitir o início da prospeção de hidrocarbonetos. "Este acordo indireto responde às exigências libanesas e garante todos os nossos direitos", assegurou Aoun.