PCCh abre 20º Congresso Nacional

O 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) foi aberto neste domingo (16 de outubro).

PUB

Conteúdo Institucional – Ibéria Universal

Na sua intervenção inicial, Xi Jinping pediu que todos os membros do Partido Comunista da China (PCCh) lutem de forma unida pela construção integral de uma China socialista moderna.

O Presidente chinês sublinhou que o tema do Congresso é manter erguida a bandeira do socialismo com características chinesas, aplicar integralmente o pensamento sobre esse socialismo para a nova era, promover o espírito fundador do Partido. Defendeu a necessidade de manter a autoconfiança e o autofortalecimento, persistir nos princípios fundamentais e na inovação, trabalhar arduamente com espírito empreendedor, avançar com coragem e perseverança, e lutar de forma unida pela construção integral de um país socialista moderno e pela promoção integral da revitalização da nação chinesa.

Xi Jinping sublinhou depois:

“Na última década, nós vivemos três acontecimentos de grande significado atual e histórico para as causas do Partido e do povo: a celebração do centenário da fundação do Partido Comunista da China, a entrada na nova era do socialismo com características chinesas e a conclusão da tarefa histórica de erradicar a pobreza e construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos.

Trata-se de vitórias históricas que o PCCh e o povo chinês obtiveram através da luta unida, marcos no dsenvolvimento da nação chinesa e com influência profunda e de longo prazo para o Mundo”.

O Presidente Xi Jinping sublinhou que a China conseguiu um aumento histórico da sua economia na última década, com o PIB a crescer de 54 milhões de biliões para 114 milhões de biliões de yuans (cerca de US$ 16 milhões de biliões) na última década, pasando a representar 18,5% da economia mundial – um aumento de 7,2 pontos percentuais.

O país continuou a ser a segunda maior economia do Mundo, com o seu PIB per capita a subir de 39.800 yuans (cerca de 5.700 euros) para 81.000 yuans (cerca de 11.600 euros) afirmou Xi Jinping.

O Presidente referiu depois que a China ocupa o primeiro lugar no Mundo em termos de produção de grãos e o seu setor de manufatura é o maior do mundo, assim como as suas reservas cambiais.

Salientou também que a China se juntou às fileiras dos mais inovadores do Mundo,

realizando avanços em algumas tecnologias fundamentais e em campos-chave e impulsionando as indústrias estratégicas emergentes.

"Temos testemunhado grandes sucessos em várias frentes, incluindo voo espacial tripulado, exploração da Lua e de Marte, sondas para o mar profundo e terra profunda, supercomputadores, navegação por satélite, informação quântica, tecnologia de energia nuclear, fabrico de aviões e biomedicina" – enumerou Xi Jinping.