Marcelo pede “novos modelos de ação” para combater a pobreza

“Os mais velhos correm maior risco de pobreza e exclusão social”, sublinha o chefe de Estado

Marcelo pede “novos modelos de ação” para combater a pobreza

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que Portugal tem de avançar na concretização das metas da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 com “novos modelos de ação”.

Numa mensagem partilhada no site da Presidência, assinalando o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, Marcelo Rebelo de Sousa pediu “vontade e ambição” no combate a esta realidade “que persiste” na sociedade portuguesa.

O chefe de Estado lembrou que “os mais velhos correm maior risco de pobreza e exclusão social” e referiu que quase dois milhões de portugueses são pobres e que “as causas estruturais da pobreza se cristalizaram ao longo de anos, para não dizer décadas, e que passam de geração em geração”.

Este problema “afeta o nosso presente, e terá consequências no nosso futuro, porque atinge as nossas crianças”, sublinhou Marcelo.

Assim, há que “assumir esta realidade e olhá-la de frente, apontando caminhos para a sua resolução”, defendeu o Presidente, lembrando que esse caminho “começou já a ser trilhado” com a estratégia adotada em 2021, “retirando 660 mil pessoas da situação de pobreza e reduzindo para metade da taxa de pobreza nas crianças e entre trabalhadores”.