União Europeia avança com novas sanções contra Irão pelo fornecimento de drones à Rússia

As novas medidas foram confirmadas pela presidência checa da UE. 

União Europeia avança com novas sanções contra Irão pelo fornecimento de drones à Rússia

A União Europeia (UE) anunciou, esta quinta-feira, que vai avançar com novas sanções contra o Irão por fornecer drones à Rússia. As forças armadas russas têm recorrido aos drones iranianos nos últimos ataques à Ucrânia.  

"Os embaixadores da UE concordaram com medidas contra entidades que fornecem drones iranianos que atingem a Ucrânia", afirmou a presidência checa da UE na rede social Twitter.

Em causa estará o congelamento dos “bens de três indivíduos e uma entidade responsável pelas entregas de drones”, indicou.

Além desta medida, a EU também está preparada “para estender as sanções a mais quatro entidades iranianas que já figuravam numa lista de sanções anterior". 

Desde o dia 10 de outubro, a Rússia terá realizado cerca de 300 ataques – perpetuados por mísseis e drones – apenas a infraestruturas de energia ucranianas, apontou o ministro da energia da Ucrânia. 

Perante este contexto, Herman Halushchenko afirmou a uma estação de televisão ucraniana que o governo quer reduzir em 20% o consumo de energia e que o povo ucraniano tem colaborado para limitar o uso de eletricidade. 

“Verificámos uma redução no consumo”, apontou o ministro. “É uma redução voluntária. Mas, quando não for suficiente, teremos de proceder a cortes de energia obrigatórios“, admitiu o ministro.